SOLIDARIEDADE

Voluntários do Sertão seguem para a Bahia no sábado

Mutirão será em Anagé e tem como meta reunir 250 profissionais e fazer 20 mil atendimentos médicos e odontológicos durante uma semana

22/04/2013 - 18h54 | Gazeta de Ribeirão
faleconosco@rac.com.br

Foto: João Weber/Divulgação
Fila para atendimento odontológico em Encruzilhada, no ano passado
Fila para atendimento odontológico em Encruzilhada, no ano passado

A Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto realizará de 29 de abril a 03 de maio de 2013 em Anagé, no interior da Bahia, a 13ª edição do mutirão que leva atendimentos médicos, odontológicos e medicamentos gratuitos para a população carente do Brasil. Durante a semana os 250 voluntários de diversas especialidades vão realizar consultas, exames, cirurgias, mamografias, ultrassonografias e endoscopias. No ano passado, o atendimento foi em Encruzilhada (BA), a 100 quilômetros de Vitória da Conquista.

Com o apoio de parceiros, além de montar centro cirúrgico, consultórios em escolas, e farmácia a ONG também disponibilizará durante a ação uma carreta com dez consultórios odontológicos e laboratório de prótese, carretas com consultórios médicos itinerantes e fábrica de óculos, uma ambulância, e dois ônibus. A meta é realizar 20 mil atendimentos durante a semana para a população da cidade e região, contemplando mais de 20 municípios.

O mutirão de saúde e cidadania dos Voluntários do Sertão é gratuito e anual. A ação conta com o apoio de diversas empresas e governos Federal, Estadual e Municipal. A frota para atendimentos, transporte de doações e insumos, é composta por carretas, caminhões, aviões, ônibus e vans que cortam o país para realizar uma maratona de atendimentos, resultando na maior ação de saúde e cidadania gratuita do interior da Bahia, explica Doreedson Ribeiro Pereira, idealizador do projeto e presidente da ONG.

Entre os parceiros da ONG estão a Força Aérea Brasileira (FAB), Passaredo, Gnatus, Bayer, EMS, Essilor, Gota Dourada, Unimed Ribeirão Preto, Centro Médico de Ribeirão Preto, Hospital São Lucas, Coca- Cola e Conselho Regional de Medicina- SP. Em doze anos de atuação, os Voluntários do Sertão mobilizaram 3 mil profissionais que realizaram mais de 111 mil atendimentos médicos e odontológicos gratuitos para a população carente.

ANAGÉ

Anagé é um município brasileiro do estado da Bahia, distante cerca de 560 quilômetros da capital Salvador e 50 quilômetros de Vitória da Conquista. Sua população estimada é de 25,5 mil habitantes, sendo a maioria moradora da zona rural. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é 0,58, segundo dados do IBGE. Apesar de ser uma cidade muito pobre, Anagé possui umas das maiores barragens do estado da Bahia, a barragem do Rio Gavião. A renda da população é proveniente de pequenas agriculturas, serviço público e turismo na barragem.

A Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto iniciou suas atividades em 2000, distribuindo brinquedos e cestas básicas. Posteriormente ampliou a ação com atendimentos médicos, cirúrgicos, odontológicos e distribuição de medicamentos. Devido ao grande alcance social da iniciativa, os Voluntários do Sertão ficaram conhecidos nacionalmente.

A cada ano o mutirão acontece em uma cidade carente do interior do país. Os voluntários estão silenciosamente mudando a vida de milhares de pessoas carentes. Este ano foram registradas mais de 1.100 inscrições de profissionais de 16 estados: Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.



Comente
Nome:      E-mail:  
Cidade:      Profissão:  
   Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis: 500
Clique aqui e veja todos os comentários(2) dessa notícia


Comentários
  • Em 25/04 as 21h04 por:Joelisia
    Os Voluntários do Sertão são Anjos enviados por Deus, serei voluntária nesta ação, pois a causa é nobre.
  • Em 22/04 as 23h40 por:Gerson
    Parabéns Dorinho pela iniciativa